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Como ficar milionário #sqn

Nem toda ideia é uma oportunidade!

     Todos nós temos idéias geniais. Em algum momento você certamente sentiu falta de alguma coisa que resolvesse uma situação e pensou: “Vou ganhar muito dinheiro com isso!”


     Não sei vocês, mas eu tenho um grande problema com novas idéias. Vira e mexe acabo achando alguma coisa que poderia se transformar numa grande empresa.


     Há algum tempo tive uma ideia dessas, descobri como era fácil trabalhar com mapas online e durante a travessia pela cidade notei que gostaria muito de comparar os preços de combustíveis da cidade. Pronto! Vou abrir um site que faça isso!


     Como levantar os dados? Vou incentivar para que as pessoas entrem no site e compartilhem o preço de combustível!


     Como monetizar? Vou cobrar pelos anúncios! Certamente a Petrobrás, os postos Ipiranga, a Firestone vão aceitar.


     Vou ficar milionário! Simples assim.


     Então faltavam alguns detalhes, primeiro precisava de um web designer para montar a estrutura, esse eu encontrei rápido — tinha bons fornecedores ao meu alcance. Também precisaria de um sócio, acabei chamando um colega de trabalho, mas ele estava ocupado com outros projetos, fiquei eu mesmo.


     Então comecei a dar uma olhada se havia outros sites que faziam isso e pra minha infeliz surpresa, haviam. De imediato encontrei 3, hoje procurei, mas só achei um que tinha a ideia parecida. Questionando alguns colegas notei que as pessoas não sabiam da existência deles. 

OPA! Oportunidade à vista! 

Se as pessoas não conheciam o site, provavelmente o Marketing não estava fazendo um bom trabalho. Quem sabe com um plano mais estruturado eu não conseguiria superar a falha deles, tomar o mercado e, por fim, oferecer uns trocados para comprar o site concorrente? Por que não, não é mesmo?


     Continuando com a minha investigação, fiquei maravilhado, descobri que a ANP cotava o preço de todos os postos e disponibilizava os dados. Além disso, ela fornecia informações de quais postos já foram autuados, por combustível adulterado, por problemas nas bombas, etc. Senhores e senhoras, esse negócio estava cada vez melhor.


     Com esse achado, conversei com o pessoal de web design e disseram-me que era possível montar um robô que entrasse no site da ANP e coletasse toda a informação.


Você está percebendo que eu REALMENTE ficaria milionário? 

VOCÊ ESTÁ SENTINDO O CHEIRO DO DINHEIRO???


     Bom, daí começaram os problemas. Para começar, a ANP coleta dados, no entanto, fazia isso semanalmente, o que é muito bom, mas não o suficiente para o agitado mundo web. A possibilidade dos dados serem atrasados e frustarem meu cliente na frente da bomba era um imperativo de falência.


     Notei também que naqueles sites já em funcionamento poucas pessoas haviam atualizado os preços, quer dizer a comunidade não estava colaborando muito, isso é problema crítico, que precisaria ser superado com muitos brindes, descontos em parceiro e outras retribuições, o que certamente aumentaria imensamente o custo da operação fora a complexidade dela.


     Somado a tudo isso, naquela época as coisas estavam complicadas para mim, então, no final das contas acabei não indo atrás da ideia… 


Ainda bem! 


     O fato da Guia postos estar abandonado é um sinal da besteira que eu iria fazer. Tive sorte por não ter dinheiro na época, se tivesse, hoje estaria com um site encalhado. Se tivesse, teria trocado os pés pelas mãos e talvez uma dívida razoável para lidar.


     Sem contar o tempo perdido! Se tivesse investido certamente teria dedicado toda minha carreira nisso, ou seja, numa árvore sem semente, e depois de 5 anos talvez percebesse que se tentasse outra coisa teria sido melhor.


     Agora, analisando a situação, noto que esse projeto tem duas falhas graves, as quais ainda não achei a solução. A primeira é a dependência que ele tem da ANP, antigamente ela não tinha captcha (figura abaixo), o acesso era livre e desimpedido. No entanto, a partir do momento que os servidores deles ficaram atolados pelos robôs, certamente tiveram que fazer a mudança, esse pequeno detalhe acaba com a possibilidade de dados ao menos semanalmente fresquinhos.

     A outra falha é muito mais grave que a primeira. Apesar dele ter vencido um prêmio e ser uma ótima sacada, quantas vezes você se perguntou quanto custava o combustível do outro lado da cidade? Provavelmente muito poucas, todos nós sabemos que há uma variação de preço muito pequena dentro da cidade e que na maioria dos casos viajar para outras cidades para abastecer é contraproducente. Aqui em Londrina, o preço mais barato (com bandeira) está num supermercado e mesmo que não seja o melhor preço, ainda é o mais barato que tem nos meus trajetos. Quer dizer, depois de quanto tempo investigando o site eu chegaria nessa conclusão, um mês, dois? Você até pode pensar nas frotas de carros, “se eu tivesse 30 carros certamente olharia o site”, será mesmo? Se tivesse 30 carros, você ou tem um reservatório e compra direto da distribuidora ou já tem um acordo com o posto, para, dentre outras vantagens, evitar fraudes.


     Quer dizer, esse site teria que agregar muita coisa para dar certo, teria que ir muito além da ideia inicial, imagino que tenha sido bastante complicado para o dono do site. Espero que ele tenha conseguido o retorno dele bem rápido.


     Agora, usando meus poderes psíquicos consigo ver que está pensando: “Que ideia horrível, lógico que não iria para frente? Aff…”. Pois é, olhando desse nosso ângulo é bem fácil dizer isso, de trás para frente é evidente. 


Agora, vou te colocar no lugar do dono do site.


     Meus queridos, o site ganhou terceiro lugar num desafio promovido pelo Facebook, foi citado em jornais televisivos, impressos, virtuais, ainda hoje é possível encontrar notícias deles em vários portais. Pense na imensidão de pessoas que falaram “Meu Deus do céu! Vocês vão ficar zuckerbergmente ricos!!!”. Por todos os lados a única coisa que vê é um oceano de otimismo e elogios. Quem nesse mundo iria discordar da opinião pública?


     Para piorar, lembre agora do seu aluguel, água, luz, telefone, condomínio, carro, financiamento, emprego chato, tudo isso com a possibilidade de sumir IMEDIATAMENTE!


Então, oque você faria? 

a) Montaria um plano de negócios com muita cautela

b) Procuraria ajuda para organizar o negócio antes de iniciar as atividades

c) Começaria os negócios e ficaria MILIONÁRIO!!!!! PO**A!!!! CAC***!!!CHEFE NUNCA MAIS!!!AEEEE!!!!!!


     Normal, a maioria das pessoas começam a empreender antes de pensar com cuidado, inclusive o Sebrae fez alguns estudos mostrando isso. Não sei se você viu o “Marshmallow test”, ele tem tudo haver com o nosso imediatismo e como não estamos preparados para esperar, a propósito, isso não é coisa de brasileiro.


     Nesses casos, o que questiono meus clientes é sobre o risco do investimento. Lógico, se você tem um dinheiro reservado para investimentos de risco, provavelmente o dano que terá caso o negócio não dê certo, é menor ou mais controlável. Porém, não é a situação da maior parte dos empreendedores, geralmente queremos (incluo-me nesse categoria) e PRECISAMOS de verdade que esse negócio dê certo, pois não dispomos de grandes quantias de dinheiro para ficar arriscando, temos pouca flexibilidade para errar, qualquer problema no projeto gerará consequências negativas durante anos e mais anos — dívidas, processos, fornecedores, nome negativado.


     Assim, preciso, de qualquer maneira, me cercar de indicativos de que devo tomar determinada decisão. 


Como fazer isso? Estudando!


     Fazer um plano de negócios afasta você do lugar comum, das pessoas que têm opinião sobre o seu negócio mesmo sem nunca ter aberto uma empresa ou conhecer o mercado final. Durante a montagem do plano muitos dados são levantados, esses te ajudarão a entender melhor tudo que envolve o futuro empreendimento e com certeza prevenirá uma série de problemas antes mesmo de você comprar qualquer coisa. Tendo um plano em mãos, você possuirá muito embasamento para tomar a sua decisão, tanto para ir em frente quanto para voltar ao modelo de negócios e redesenhar.


     Sem isso o risco é grandessíssimo. Imagine o dificuldade de dar um passo para trás no seguintes casos:

  • Você compra e constrói uma loja num local que não tem o fluxo de clientes do seu produto.
  • Você abre uma loja virtual e descobre um concorrente muito maior e que vende muito mais barato que você.
  • Com sua loja rodando, aquele fornecedor que te daria exclusividade decide que não valerá a pena a parceria e dá o benefício para o concorrente.
  • A principal fonte de dados do seu site coloca captcha para dar acesso às informações.


     Tudo bem que isso pode acontecer de maneira inesperada, mas você vai deixar tudo isso ao acaso? Vai deixar que o universo decida por você? Não é MUITO melhor se preparar, pelo menos naquilo que podemos?


     Pense no seguinte: “Bons ventos não selecionam bons marinheiros”. Por fim, trabalhar com planejamento não é eliminar o risco do negócio (já que isso é impossível) trabalhar com planejamento é escolher o risco que se quer correr





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