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Marketeiros, parem de se esconder no Facebook!

Fecha o Facebook e vai ler um livro

É ISSO MESMO!

     Pare de se esconder nas redes sociais e ainda falar para o seu chefe que está fazendo Social media! Pare agora mesmo!

     Senhores, a era do Social media for dummies já foi, agora a brincadeira tomou outros rumos. Já não dá mais para criar um perfil no Facebook ao invés de uma página e ficar dando uma de “espertão” para aparecer no feed dos outros. Por favor, fazer mídia social já era difícil, mas agora é incrivelmente complexo. E o cerco está fechando, o Facebook está apertando cada vez mais a visualização dos posts de páginas e o Google está ajustando cada vez mais os seus critérios de relevância e qualidade. Amigo, se faz tempo que não estuda de verdade, provavelmente tem alguns conhecimentos importantes que você deve estar por fora.

     E por muito do que tenho visto por aí, trago um recado: Caro senhor(a) marketeiro(a), preste atenção nessas duas coisas, 1) sua profissão é entender o comportamento das pessoas (e através disso fazer a empresa vender mais) e 2) não é ficar criando postagens. Tudo bem que essa pode ser UMA das estratégias para alguns casos e que o orçamento pode estar apertado para terceirizar a função, mas a primeira coisa que citei vem primeiro, MUITO primeiro!

     Dentre os bilhões de ações que o profissional de Marketing pode fazer, eu vejo muitos deles gastando tempo e energia com mídias sociais, sem um mínimo de noção do que estão fazendo e, pior, sem ideia nenhuma do PORQUÊ estão fazendo.

     E você pode me dizer, “mas Alexandre é o meu chefe quem pede isso” tá, e pra você está ok? Pois pra mim não está. Seja corajoso, apresente alternativas, procure maneiras de mostrar que mídia social é um caminho para atrair negócios, mas não é “O” caminho. Existem outros, vários! E pode ser que você não consiga persuadi-lo de imediato, mas vá com calma, com opções, e eu lhe garanto que vai dar certo. Tente medir outras ações, meça como os clientes chegam até a empresa, e mesmo que a internet seja o principal meio, ainda assim, trabalhar com internet não significa trabalhar com Facebook.

     Há tanto que se estudar, que se analisar, que se consertar, além do Facebook…

     Perdão, mas um profissional de Marketing que não esteja intimamente conectado com o pessoal de vendas, que nunca acompanhou ao vivo como a operação (ou chão de fábrica) funciona, que não conversa com o pessoal de atendimento, que nunca visitou os concorrentes, certamente está deixando escapar uma série de oportunidades ou não está percebendo os falhas do seu negócio.

     Se você nunca teve um responsável pelo Marketing e agora tem, mande-o entrar em contato com todos da empresa, da recepção à operação. Em minha opinião, o profissional de Marketing deve investir seu tempo entendendo o negócio da empresa mais do que qualquer outra coisa. Daí sim, com base nisso direcionar seus esforços. Muito diferente de fazer um monte de coisa sem o menor critério e ficar rezando para que dê certo.

     Por fim, espero que perceba rápido o seguinte: você pode ter a melhor página da internet, pode ter o melhor ranqueamento no Google, pode ser o senhor de todos os tempos no Facebook, mas, se mesmo assim, o seu produto e seu atendimento for ruim (ou não tão bom o suficiente), tudo será uma imensa perda de recursos. Ao invés de ficar fazendo postagem para o Facebook, vá ver se os clientes estão realmente gostando dos produtos, vá conversar com os intermediários do seu negócio, vá visitar um concorrente, estude os dados do IBGE.

     Moral da história: Marketeiro bom é marketeiro informado!

     Se o seu marketing passa mais tempo criando conteúdo para postagens do que entendendo o contexto do seu negócio, ele está mal, muito mal. O Marketing precisa dar diretrizes para a empresa, precisa entender como está o ambiente em que a empresa respira e ajudar todos da organização a se alinharem para atingir as expectativas do CLIENTE e não da diretoria.

     Eu gosto muito de uma tradução da palavra “Marketing”: Mercadologia — estudo do mercado. Não sei para você, mas para mim faz todo o sentido.




Esta notícia foi publicada em marketing pesquisa de mercado facebook

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