Omine Consultoria

MENU

Noticias


Qual é o caminho para aumentar a motivação dos funcionários?

Pesquisa de clima e cultura organizacional

Motivação de funcionários é sempre um assunto complicado e o que não faltam são opiniões, não é mesmo?

Melhor aumentar os salários, criar benefícios, remuneração variável, ambiente de trabalho, relacionamento com os colegas, para citar algumas das soluções. Sabe o que é pior, geralmente a solução não é uma dessas, geralmente é uma combinação delas. 

Pois é, parece um problema complexo demais!

Mas vamos pensar um pouco.

A mensagem mais importante desse texto é: motivação é uma variável multideterminada! Quer dizer, muitas coisas influenciam naquilo que entendemos como motivação. Desde o trabalho em si até a vida pessoal de cada um. 

Portanto, o que sobra para tentar gerar a motivação nos nossos colaboradores é somente aquilo que está sob o nosso controle, certo? Então, mãos à massa e vamos aumentar os salários dos funcionários e ligar para os planos de saúde. O que você acha? 

Precipitado? 

Antes de mais nada, precisamos entender melhor o que o nosso público em específico gostaria, em geral, se você tiver uma remuneração mediana, aumentar os salários não será a principal força motriz para atingir os seus objetivos.

O passo zero para entender como melhorar o ambiente de trabalho do seu negócio é simplesmente perguntar aos funcionários, simples, não é mesmo? No entanto, aqui surge um problema muito grande, vou ilustrá-lo:

Você chama os funcionários um a um na sala de reuniões e pergunta diretamente para eles: O que você acha que devemos mudar na empresa? O que você não gosta em nosso ambiente?

Qual resposta você acredita que sairá dessas sessões? Com grandes chances você ouvirá coisas maravilhosa sobre a oportunidade que é dada a ele. Como é bom trabalhar em um ambiente tão agradável, fazendo aquilo que gosta com colegas e ferramentas de trabalho ótimas, impossível encontrar um emprego melhor. 

Tudo bem, posso ter exagerado um pouco, mas veja com cuidado, quando você pergunta alguma coisa desse tipo diretamente ao funcionário, em muitos casos ele ficará amedrontado. Ao colocá-lo numa situação de avaliação o ditado “Manda quem pode, obedece quem tem juízo” fica muito claro, aliás quem é maluco de criticar o chefe? Na cara dele!!!

Vamos ser realistas aqui, você está dando a oportunidade para ele falar, eu entendo. Contudo, você está lidando com a sobrevivência dele, seu emprego, será que ele se colocará em risco? Possivelmente não.

Daí a importância de contratar um terceiro. Uma empresa que sabe como abordar o assunto. Uma bela pesquisa de clima e cultura é capaz de desvendar muitos dos problemas que não podem ser ditos diretamente. Ela dá voz ao empregado de maneira mais segura, e assim sim você terá informações mais confiáveis para gerar as ações. Esse é um bom começo para aumentar a motivação da sua equipe.


Se quiser conversar sobre pesquisa de clima, entre em contato conosco. Será um prazer te ajudar: contato@omineconsultoria.com.br ou 43 9 8814 8930 (Alexandre).





Comentários Via Facebook