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Como saber se o meu cliente está satisfeito?

Pesquisa de satisfação de clientes

     O seu primeiro pensamento possivelmente está certo: perguntando para ele!

     As formas para isso são várias, você pode conversar com ele na entrada da sua loja, na hora em que ele pede a conta do seu restaurante, mandar email com um questionário ou mesmo ligar para saber o que achou dos seus préstimos.

     Saber se um cliente está satisfeito ou não com os seus produtos ou serviços é fundamental para que você se mantenha no mercado durante muitos e muitos anos. Àqueles que se colocarem a disposição de seu cliente sempre terão privilégios!(não estou dizendo aqui que o cliente tem sempre razão, isso é assunto para uma próxima conversa)

     Se a sua empresa não está crescendo o tanto que você espera, se está percebendo que eles não têm voltado, um bom começo é fazer uma pesquisa de satisfação. Pense comigo, de que adiante sua empresa começar a fazer uma série de ações de mudanças em produtos, em arquitetura ou oferecendo treinamentos, se você não sabe pelas palavras do cliente o que está faltando.

     Percebe o risco de investir errado? 

     E, a propósito, quanto maior o investimento na melhoria mais importante é uma pesquisa.
Vamos agora ao outro extremo, sua empresa vai muito-bem-obrigado. Os clientes estão felizes! Aqui e ali alguns, vem cumprimentá-lo agradecendo os serviços prestados. Tudo vai de vento em polpa! Responda-me uma coisa, nessa situação pesquisa de satisfação é necessário?

     De longe dá para perceber que é uma pegadinha.

     Mais uma pergunta para te ajudar a pensar nesse caso, o fato deles estarem satisfeitos agora, garante que estarão para sempre?

     Com certeza NÃO! 

     Administrar um negócio é estar sempre alerta. Em alguns casos, seu atendimento e produtos continuam iguaizinhos, mas a concorrência muda. E agora, seu cliente tem outras expectativas sobre sua empresa. Alguns compradores até podem te avisar, mas o grande problema está nos que não reclamam, esses silenciosamente deixam de ir ao seu estabelecimento.

     Por isso, fazer pesquisa de satisfação. Tanto para quando está tudo em ordem, quanto para quando parecer haver problemas. Saber se está correndo tudo bem é essencial. Além disso, é muito comum as pessoas entrevistadas aumentarem seu apreço pelas empresas que se colocam numa posição de humildade e perguntam: “Você está satisfeito com o nosso serviço?”.

p.s.: Existem outras formas de saber se investigar a satisfação do seu cliente. Como observá-lo consumidor, acompanhar os números de vendas, verificar as redes sociais, mas a mais direta é realmente perguntar para ele.




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