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Decisão baseada em feeling

Qdo os sentimentos estão certos na terra dos

Photo by Pablo Garcia Saldaña on Unsplash

Concordo com você, o título soa contraditório para um consultor, ainda mais em épocas de data mining , big data e tantos outros "data".

Geralmente, nós, consultores somos viciados em dados. No entanto, não há como negar, os empresário, principalmente os fundadores criam algo como um sexto sentido ou uma visão além do alcance, como se o seu corpo não necessitasse de dados para chegar a uma solução.

Mas a explicação para tal habilidade é bastante clara. Depois de tantos anos entre erros e acertos, cada vez mais as complexidades dos problemas vão deixando rastros do caminho a ser escolhido. Muitas vezes pode ser um número alto demais numa planilha, uma fala de um funcionário, um olhar específico de um cliente. Esses detalhes, nos deixam com a pulga atrás da orelha, dá aquele comichãozinho, sensação que geralmente é acompanhada do pensamento "Não sei... tem algo aí... não consigo explicar... hum...".

Num artigo da Harvard Business Review eles falam justamente sobre isso, por mais que a competição hoje mudou completamente em função do uso de dados nas suas decisões. O felling pode ser um grande aliado para escolhas mais sábias. A questão aqui é como tratar essa sensação!


1º Ouça seu corpo. 

Os sentimento muitas vezes é um atalho do corpo para situações importantes. Então quando ele surgir, preste atenção. Se estiver numa negociação, muitas vezes não é vantagem ser completamente transparente, então preste atenção como seu corpo está reagindo e siga nosso parágrafo seguinte.


2º Não tome decisão unicamente no que você sente, investigue esse sentimento

Foi um fato que deu muito certo ou errado no passado? O momento atual lembra o que? O que parece que vai acontecer? Depois de ao menos tentar esclarecer de onde vem a sensação, busque outras fontes para tomar a decisão.


3º Seja parcimonioso. 

Muitas vezes nossas sensações nos enganam. Um exemplo simples é ter uma antipatia por alguém que você não conhece e depois de alguma conversa perceber que sua percepção inicial estava completamente errada.

Por que isso não pode acontecer numa decisão de negócios, não é mesmo?

Outro detalhe, a forma como está nosso estado fisiológico tem muita influência em nossa forma de pensar. Imagine que você não dormiu bem, na saída para o trabalho arranho a porta do carro no estacionamento e ao chegar no escritório a máquina de café quebrou, possivelmente sua capacidade de análise estará alterada. Portanto, cuidado! Seja equilibrado ao colocar na balança seus sentimentos e os dados que tem sobre a decisão, pode haver bastante coisa envolvida.


4º Para acabar:

“Don’t fall in love with your decisions. Everything’s fluid. You have to constantly, subtly make and adjust your decisions.”  Bob Pittman, president of America Online.

Não se apaixone pelas suas decisões. Tudo é fluido. Você precisará constantemente, sutilmente tomar e ajustar suas decisões.

 

p.s.:Esse texto foi inspirado no texto da Revista Harvard Business Review, segue o link e a recomendação: https://hbr.org/2001/02/when-to-trust-your-gut




Esta notícia foi publicada em feeling decisão tomada negociação

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