Omine Consultoria

MENU

Noticias


Não repare na bagunça, somos uma empresa familiar...

Empresas familiares e posturas profissionais

Muitas vezes, quando sou chamado para conhecer um negócio, o proprietário começa a conversa assim: “Vamos marcar a reunião lá na empresa, mas olha... somos uma empresa familiar”. Fala para mim, o que você acha que isso significa.

Pois é...

Muitos usam o fato de ser uma empresa familiar como um desculpa para não se profissionalizar. A propósito fico muito feliz quando alguém chega para mim com esse tipo de pretexto, isso significa que eles estão afim de que o negócio vá adiante. Que eles estão conseguindo se desprender desse véu de amadorismo que em teoria é permitido para empresas familiares.

Não se deixe enganar, no final das contas sua concorrência e os seus cliente não querem saber se você é ou deixa de ser familiar, eles querem que a comida seja segura para comer, que a cozinha seja PROFISSIONALMENTE limpa, que os produtos da sua marcenaria, vidraçaria sejam profissionalmente exatos no corte e na montagem.

Imagine seus concorrentes então: “Coitadinhos, eles são uma empresa familiar, não vamos baixar o preço”. Disseram-me uma vez e eu repito para você com pesar: o mercado é cruel. Ele não vai perdoar você.

Logicamente, pode-se usar o fato de ser familiar como um ponto diferencial para a sua empresa, um atendimento que sabe o nome dos clientes ou o que geralmente aquela pessoa compra no seu mercado. Mas se os outros diferenciais não forem fortes o suficiente, você possivelmente terá dificuldades.

Se a sua família depende desse negócio, mais importante ainda se tornar o mais profissional possível. Sem isso o que será feito caso algum problema aconteça com a sua principal fonte de renda.

Enfim:

- Faça cursos.
- Procure ajuda profissional.
- Não baseie todas as suas decisões em dicas, use-as para iniciar as mudanças, se necessário aprofunde seu conhecimento.


Ter uma empresa familiar significa ter pessoas que você ama no seu guarda-chuva, CUIDE MUITO BEM DELE.




Esta notícia foi publicada em empresa familiar gestão profissional

Comentários Via Facebook