Omine Consultoria

MENU

Noticias


Uma empresa profissional sabe qual é a meta do período

Onde você quer chegar?

     Para a gente começar nossa conversa, responde para mim alguns detalhes:

•Qual é a meta de vendas desse ano, em números?
•Qual problema da sua operação você vai superar esse ano? Como você saberá que conseguiu?

     Faz sentido para você?

     Se você está com dificuldade para responder essas perguntas com clareza, como conseguirá pensar nos investimentos que tem que fazer nesse próximo período? Se dedicar profissionalmente a qualquer coisa pressupõem que você sabe onde quer chegar, senão, onde colocará os 110% dos seus esforços?
     Eu particularmente gosto muito de iniciar um planejamento pela parte financeira. Esse estudo ajuda a criar um entendimento de como a organização tem conseguido trazer resultados. Muitos empresários não tem esse conhecimento e acabam colocando seus esforços em áreas que não são prioritárias. 
     Caso você queira levar sua empresa para o próximo nível, não há outra maneira, você precisa estar com o seu financeiro em ordem. E quando eu falo em ordem não estou me referindo a contas à pagar e à receber, você precisa conhecer, ao menos:

• sua capacidade de endividamento
• seu fluxo de caixa operacional, de investimento e de financiamento
• sua lucratividade
• seus custos fixos e variáveis
• seus giros de estoque
• seu ponto de equilíbrio

     Enquanto esses indicadores forem sombras, regiões cinza, cuidado você está correndo perigo. Contudo somente um contraponto, quando se tem uma empresa pequena, sem muitas pretensões, não há problema, o dia a dia acaba dando respostas muito boas. Geralmente quando a estrutura é menor, a baixa complexidade da operação facilita a tomada de decisão.
     No entanto, se o seu porte está aumentando, o risco do seu negócio crescerá juntamente. Mais funcionários, mais impostos, mais estoque, estruturas físicas maiores, tudo isso gera responsabilidades acompanhada de uma complexidade que seus cadernos e planilhas não alcançarão. Na hipótese de que você quer continuar essa caminhada, é bom começar a planejar. 
     A propósito crescimento não necessariamente significa mais dinheiro para os sócios. CUIDADO!
Uma dica, se tudo está completamente desorganizado, comece pelas contas a pagar e receber, mas saiba isso é somente para a manutenção do seu tamanho. Crescer é assumir novas responsabilidades (não somente no mundo dos negócios).
     
     Caso você entenda que precisa de ajuda para organizar sua empresa, entre em contato conosco: contato@omineconsultoria.com.br ou (43) 9 8814-8930.




Esta notícia foi publicada em meta lucratividade custos giro estoque ponto equilíbrio

Comentários Via Facebook