O que uma empresa profissional sabe sobre seus próprios clientes?
Quem são? Como se comportam? Como acessá-los?
Primeiro, ela sabe quem são.
Pequenas empresas, sem pretensões de crescimento geralmente não possuem esse conhecimento. Muitas vezes o mercado acaba empurrando essa pequena empresa para um foco qualquer, tornando-a diferencial de alguma maneira. Logicamente, não estou dizendo que ela esteja realmente aproveitando todo o potencial de seu negócio, mas em alguns casos a sorte ajuda.
Já empresas profissionais pensam diferente, elas procuram a todo custo entender melhor o perfil dos seus clientes. Primeiramente, pelos aspectos básicos como suas características demográficas, a idade, o gênero e nível de escolaridade. Essas informações ajudam a direcionar a comunicação da empresa, quais propagandas teriam mais ou menos impacto, qual linguagem utilizar e assim por diante. Além de capacitá-la na difícil missão de decidir qual mix de produtos oferecer.
Outra informação que ajuda muito é saber onde estão os seus clientes. Isso é especialmente importante se o seu negócio explora a conveniência. Mercados rápidos, padarias, postos de gasolina, empresas em que a própria localização define o sucesso ou o fracasso. Para empresas de porte maior saber a localização de seus clientes lhes dá a possibilidade de cruzar a informação para personalizar as ofertas de acordo com a região, por exemplo: o nordeste deve ter um perfil de vestimentas muito diferente dos moradores do sul do país.
Segundo, elas entendem seu comportamento.
As redes sociais abriram uma possibilidade de análise nunca antes imaginada. Por exemplo, é possível e extremamente fácil investigar os hábitos de um cliente potencial antes de ligar para ele, permitiu que tenhamos feedback praticamente ao vivo das nossas empresas.
Outra ferramenta é o Google. Ele pode te mostrar quais os termos mais buscados para encontrar o seu site e te ajudar a entender o porquê seu portal gera tão poucos negócios. Amigo, se você souber usar essas ferramentas as coisas podem ficar muito mais fáceis para você.
Em outros casos, a internet não é o principal banco de informações para entender o comportamento do seu clientes, às vezes o processo é um pouco mais elaborado. Tente me responder alguns detalhes:
• Você sabe quais são as categorias que mais vendem na sua empresa? E quais são mais lucrativas?• Quais produtos são comprados em conjunto? Por exemplo, quando alguém compra X geralmente leva Y junto.• Qual é a sazonalidade de cada categoria?
Imagina o poder que essas informações teriam na sua mão!
Outra opção para entender o comportamento dos clientes são as pesquisas de mercado. Qual foi a última vez que você avaliou os seus clientes?
Já fiz algumas pesquisas em supermercados, uma das informações mais importante estão nos cruzamentos entre a satisfação e os perfis. Esses dados deixam muito claro quais públicos você mais agrada. A partir disso é possível intensificar as ações e, quem sabe, se tornar o preferido desse ou daquele público.
Para a gente terminar, terceiro e último detalhe que separam os profissionais dos amadores, profissionais tem acesso rápido à informação.
Você consegue, agora, mandar e-mails para os seus 50 maiores clientes? Se você ficou pensando se conseguiria, eu vou te ajudar.
Vamos por partes, você sabe quem são seus 50 maiores clientes? Você tem o cadastro do email deles? Quanto tempo você demorará para fazer essa lista?
Olha, se você acredita que demorará para montar essa lista, deixe-me apresentar um pensamento. São tantas tarefas que você precisa fazer diariamente que demorar muito para construir lista fará com que outras urgências entrem na frente dela e o nosso email promocional ficará na lista “à fazer”, concorda? Você consegue ver que em muitos casos, não é somente uma questão de existência da informação, quando os dados não estão em ordem, grandes ideias podem ficar engavetadas.
Você percebeu que há muito o que se avançar nessa questão. Comece a mudança o quanto antes!
Aqui dei somente três pontos, mas há muito o que se investigar, se você entender melhor seus clientes MUITAS das suas decisões serão mais fáceis, mais focadas e portanto, mais eficientes. Se você ainda não começou a suas melhorias, cuidado, a concorrência já começou.
Se você precisa de ajuda para entender melhor os seus clientes, entre em contato conosco: contato@omineconsultoria.com.br ou (43) 9 8814-8930.
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